3 segredos para uma gestão escolar de sucesso: como a tecnologia pode te apoiar nos resultados

gestão escolar

3 segredos para uma gestão escolar de sucesso: como a tecnologia pode te apoiar nos resultados

Alinhar a tecnologia educacional ao desempenho pedagógico dos alunos e a valorização da marca da escola é uma grande oportunidade para a gestão escolar. Com isso, entender como usar esses dados a seu favor e valorizar a percepção dos familiares dos alunos frente a escola é essencial para gerar melhores resultados.
Neste artigo vamos mostrar como as escolas podem elevar a sua marca, e se tornar referência perante seus stakeholders.

Investir no fortalecimento e valorização da marca faz muita diferença, e ainda é um dos grandes desafios para a gestão escolar nas instituições de ensino. Para a gestão escolar, construir um bom posicionamento possibilita estruturar uma instituição que possui estudantes motivados, uma reputação positiva e autoridade no mercado, dando assim maior visibilidade à sua marca.
Nesse sentido, para ter uma marca bem posicionada e estabelecida é importante criar estratégias que aumentam a visualização e autoridade da sua instituição, com um perfil forte e instigante que amplie o seu relacionamento com a comunidade escolar como um todo. 

Escolas que investem em tecnologia educacional estarão sempre à frente em valorização de marca e desempenho pedagógico, e se a sua escola não está pensando nisso, você poderá ficar para trás.

Como a tecnologia educacional pode ajudar no meu posicionamento e valorização de marca ?

Existem estratégias para a gestão escolar que ajudam a garantir uma marca bem posicionada. Algumas dessas estratégias envolve:

  • Garantir ferramentas de destaque que valorizam sua marca, 
  • Investir em marketing educacional,
  • Comunicar seus resultados junto à comunidade escolar.

Melhorando assim, dificuldades como inadimplência, evasão escolar e aumentando a qualidade de ensino.

Para garantir resultados com tecnologias na sua instituição de ensino, é importante entender que nem toda ferramenta tecnológica é uma ferramenta tecnológica educacional. E dentre tantas ferramentas disponíveis, é importante escolher uma que te traga resultados comprovados.

3 segredos para valorizar sua gestão escolar e potencializar a marca da sua escola

Para fomentar e valorizar a marca da sua escola é importante seguir estratégias na gestão escolar que estimulem o valor da sua escola. Dentro dessas estratégias, vale:

  1. Avaliar aprendizagem de alunos e mensurar o desempenho das turmas periodicamente;
    Isso é possível com metodologias de autoavaliação e com ferramentas educacionais inovadoras (Linkar como a Letrus pode contribuir com a devolutiva em tempo real). A autoavaliação pode gerar senso crítico nos estudantes sobre o próprio desempenho e, assim, potencializar resultados em sala de aula. Fazer testes, games online e compartilhar relatórios pode contribuir na avaliação e desempenho dos estudantes.

  2. Investir em práticas de ensino aprendizagem inovadoras e capacitar a equipe docente para utilizar a tecnologia a seu favor;
    Para isso, colocar o estudante como protagonista e engajá-lo é fundamental. Hoje a tecnologia é a linguagem universal, tanto que estamos aqui hoje falando sobre educação e fortalecimento de marca utilizando um meio tecnológico para isso.
    E a tecnologia é a linguagem dos jovens, e é interessante para os docentes usarem isso ao seu favor em sala de aula. Por ex. trabalhar com gamificação, ainda mais no ensino remoto ou híbrido. Outro ponto importante, é ter um quadro de docentes atualizados com as tecnologias educacionais para melhor performance e desempenho. Com isso, é possível proporcionar espaços para troca e aquisição de conhecimento que contribua com a formação dos mesmos.

  3. Saber comunicar para as famílias e sua comunidade escolar: Apresentar resultados e benefícios claros e concisos.

Tudo que é feito para benefício dos estudantes e, consequentemente, da sua marca é importante que todos saibam. E para que todos saibam é importante que você comunique. Até porque como diz aquela máxima “quem não é visto, não lembrado”.
Por exemplo, entregas de relatórios de desenvolvimento educacional das turmas é uma forma de estar mais próximo das famílias, assim como compartilhar os benefícios que a escola entrega enquanto serviço/produto também é um diferencial.
As escolas parceiras da Letrus recebem um material de marketing que explica o que é o Programa e o diferencial de ter um programa reconhecido pela Unesco e comprovado cientificamente. E dá muito certo, temos muitos feedbacks positivos sobre isso.

Para sua gestão escolar de sucesso, tenha a melhor tecnologia educacional na sua escola: Conheça a Letrus.