“A Letrus está continuamente crescendo e, assim, nossa relação com novos processos e pessoas vai se ajustando. Nesse cenário, precisamos ser flexíveis e desenvolver a capacidade de adaptação a muitos contextos.
No entanto, nossos valores morais e ética nos acompanham desde o início da nossa fundação e não serão flexibilizados. Pensando em reforçar esse aspecto, criamos esse documento para tangibilizar e formalizar essa postura e referenciá-los sempre que houver dúvida ou necessidade de orientação.
A Letrus tem, por trás da sua missão de letrar o país e o mundo, o objetivo de ajudar a construir uma sociedade mais justa. Nesse sentido, não podemos permitir, em nenhum grau e por nenhuma pessoa, um comportamento que possa ferir a dignidade e os direitos individuais.”
Luís e Rached
O conjunto de colaboradores constitui a Letrus, cuja cultura pressupõe a relação de confiança, transparência e respeito entre todo o time.
A Letrus compreende que os princípios e orientações apresentados nesse documento também devam ser respeitados por toda a sua rede: clientes, fornecedores, parceiros e investidores, a fim de transmitir e garantir que os princípios éticos aqui mencionados, sejam efetivamente praticados.
Os(as) colaboradores(as) pautam suas ações e suas relações no princípio da confiança e respeito e são responsáveis por exercer suas responsabilidades e conduzir o trabalho na Letrus com transparência e observância à lei, respeito aos direitos humanos e às orientações da empresa.
Cada pessoa, portanto, é responsável pela observância, implementação e difusão deste Código de Ética.
Cabe também às lideranças da Letrus influenciar seus liderados através do exemplo, no sentido de assegurar o cumprimento das condutas definidas pela empresa e por este documento.
Havendo dúvida quanto às disposições deste Código de Ética ou à lisura de qualquer ato, o(a) colaborador(a) deve buscar apoio da sua liderança direta, liderança desse líder ou RH.
A atuação junto à qualquer parte relacionada (clientes, fornecedores, parceiros, investidores, agentes públicos etc.) deve ter como base o princípio da transparência, confiança e respeito.
O relacionamento com os investidores deve ter como base a comunicação precisa e oportuna de informações que lhes permitam acompanhar o desempenho e as tendências da empresa, especialmente aquelas que impactam os seus resultados tangíveis e intangíveis.
É vedado financiar, custear ou de qualquer forma patrocinar atos ilícitos, oferecer, prometer, conceder, autorizar, aceitar ou receber, direta ou indiretamente, qualquer tipo de vantagem, pagamento ou presente que possa ser interpretado como vantagem indevida, propina, suborno ou pagamento impróprio.
A identificação e a contratação de fornecedor ou prestador de serviço deve sempre ter por finalidade o melhor interesse para a empresa e estar balizado por critérios técnicos e profissionais, como competência, qualidade, cumprimento de prazo, preço etc.
Não permitimos a relação com nenhuma das partes que não respeite esse código de ética, portanto, não será tolerado racismo ou qualquer discriminação e/ou assédio por clientes, fornecedores, parceiros etc. O(a) colaborador(a) que se sentir exposto(a) a uma dessas situações também poderá usar esse canal para apresentar a questão.
Na condução de suas responsabilidades profissionais e nas suas ações pessoais, os(as) colaboradores(as) da Letrus devem zelar para que não haja conflito de interesse, nem que haja dano à imagem da empresa.
Os conflitos de interesse são, em geral, facilmente percebidos e podem ser sempre evitados. Algumas vezes, contudo, surgem situações que possam gerar dúvidas, e que devam ser discutidas com a liderança direta, e assim sucessivamente, até que a dúvida seja sanada.
A título de exemplo, algumas situações em que a pessoa possa se ver diante de um conflito de interesse:
O Canal de Ética é disponibilizado pela Letrus para que seus colaboradores, terceiros, parceiros e clientes, possam de forma segura e responsável contribuir com informações para a manutenção de um ambiente seguro, ético e transparente. O sigilo é absoluto e limitado ao comitê que irá analisar cada situação apresentada.
Todos os relatos serão analisados, regidos pela confidencialidade, garantindo o anonimato dos relatores e a segurança na apuração.
O comitê que analisará cada situação é composto por um fundador da empresa e a liderança da área de RH.