Saiba escolher as melhores tecnologias educacionais para sua comunidade escolar

escolha a melhor tecnologia para sua comunidade escolar

Saiba escolher as melhores tecnologias educacionais para sua comunidade escolar

A inovação no âmbito escolar é um tema bastante em pauta nos atuais fóruns de educação, especialmente, quando envolve a introdução de novas tecnologias digitais. Muitas instituições de ensino acreditam que estão revolucionando suas práticas ao implantarem o Word em sala de aula, por exemplo.
Mas esse, assim como outros programas semelhantes, não potencializam necessariamente o papel de educador e, muito menos, a aprendizagem. Porém, diante de tantas opções no momento de fazer a seleção das tecnologias, esses agentes educacionais podem se sentir perdidos. Vamos falar neste artigo sobre as melhores tecnologias educacionais para sua comunidade escolar.

Como escolher a tecnologia educacional ideal para sua instituição e comunidade escolar

Uma tecnologia educacional deve ter objetivos claros para sua instituição e a comunidade escolar: aumentar a aprendizagem do estudante, valorizar e potencializar o trabalho do educador, engajar a turma e fortalecer a marca da escola. Um estudo da Unesp, aponta que o uso da tecnologia melhora “em 32% o rendimento dos alunos em matemática e física em comparação aos conteúdos trabalhados de forma expositiva em sala de aula”.

1- Confira se a tecnologia proporciona estratégias pedagógicas relacionadas às metodologias ativas 

Você com certeza já ouviu falar em metodologias ativas aqui no nosso blog né? As metodologias ativas, de modo geral, envolvem jogos cooperativos, atividades em pares, sala de aula invertida, aprendizagem por rotações e outras atividades que abrangem as múltiplas formas de representação e interpretação da realidade e atribuem ao estudante, no âmbito escolar, um papel de destaque na construção do seu próprio conhecimento.
O estudante sente, dialoga, discute, pesquisa, experimenta e fomenta mudanças em seu meio a partir da interpretação de dados e informações da realidade. Além de complementares, as tecnologias educacionais realmente efetivas são o meio e a via para que as metodologias ativas possam ser implementadas no âmbito escolar.

2- Observe se a tecnologia fornece dados e informações norteadoras

As tecnologias educacionais que irão transformar sua instituição, adicionando inovação, são aquelas dotadas de inteligência artificial e que oferecem informações e insumos para os educadores tornarem a aprendizagem motivadora e significativa.
Aquelas que geram, por exemplo, relatórios imediatos e dados consistentes sobre o desempenho de cada estudante. Assim, é possível que o educador consiga auxiliar os alunos através de uma educação personalizada, despertando o interesse deles para os estudos.
Tecnologias como essas não apenas podem tornar as aulas mais atraentes e inovadoras, diminuindo as reprovações e a evasão escolar, como podem proporcionar o maior engajamento dos estudantes. Ainda, com devolutivas consistentes respaldadas em dados, é possível aumentar a integração e o diálogo entre os estudantes e professores da sua escola.

3- Verifique se a tecnologia pode proporcionar trocas e interações entre alunos e professores.

A tecnologia educacional efetiva influencia a maneira como a escola se organiza, modificando a interação coletiva entre os envolvidos no ambiente escolar, possibilitando que os professores estejam presentes e participem ativamente do contexto educativo.
No entanto, por mais que as ferramentas e plataformas não construam fóruns para alunos dialogarem de forma direta, algumas estimulam engajamento entre os estudantes. A Letrus, por exemplo, faz com que os alunos escrevam mais e, por consequência, o educador conheça mais sobre esse estudante. Assim, é possível oferecer uma devolutiva mais assertiva, aumentar o nível de engajamento e minimizar a dor do processo.
Fez sentido até aqui? 
É importante entendermos que vivemos em uma realidade cada dia mais digital, conectada, ágil, mutável e orientada por dados. As relações humanas são, atualmente, permeadas por análises de informações coletadas por sistemas, softwares, plataformas e redes sociais. E o meio educacional, em todas as suas camadas de complexidade, definitivamente não está alheio a isso.
A temática do mundo escolar atual é: quem não investir em tecnologia  vai ficar para trás. Isso é muito mais que pedir uma redação em um programa de edição de texto online para os alunos. Até porque, convenhamos, isso já tem sido feito há mais de uma década. A única forma de revolucionar a sua instituição e introduzi-la no avanço tecnológico escolar é selecionar tecnologias educacionais que entreguem resultados comprovados. Busque comprovações e fuja daquelas que floreiam o discurso de vendas e não entregam nada além de uma interface bonita. Sua escola e seus estudantes merecem sempre o melhor!


Nos vemos no próximo post.