4 dicas para engajar a turma nas aulas de redação on-line

Aulas de redação: Aluna em aula de redação

4 dicas para engajar a turma nas aulas de redação on-line

A leitura é muito importante para que a redação da sua turma seja impecável, porém incentivar a prática da escrita também é imprescindível, inclusive nas aulas de redação.
Diante disso, existe o grande desafio de engajar estudantes na escrita, ainda mais em um modelo de ensino remoto ou híbrido.

Mas tenho uma boa notícia para você: engajar a turma nas aulas de redação online pode ser mais simples do que se imagina.  E é sobre isso que iremos falar nesse artigo.

Aulas de redação: Engajando a turma no ensino remoto ou híbrido

Diante do cenário de aulas remotas e ensino híbrido, educadores tiveram que se reinventar e aprender mais sobre o cenário digital, além das diversas dúvidas que surgiram sobre como engajar seus estudantes nas aulas online. E com um cenário ainda incerto, essa dúvida continua. Nosso intuito é exatamente te ajudar a engajar a turma nas aulas de redação online. Vamos lá?

Engajando a sua turma nas aulas de redação on-line

A participação  e o engajamento de estudantes garante um bom desempenho e potencializa a performance na escrita. E  para as aulas de redação on-line você pode fazer atividades que estimulem esse engajamento.
Elaborar atividades que motivam a turma é um dos fatores mais importantes para o cenário de aulas on-line e ensino híbrido e que mais engajam. Você pode usar vários recursos para aumentar o engajamento nas aulas de redação on-line. Desde músicas, arquivos extras de leitura, arquivos audiovisuais, gamificação, testes e jogos on-line, entre outros. Cada um com o mesmo propósito de engajar a turma sobre um determinado tema. Ao final da experiência você pode pedir para cada estudante elaborar uma escrita sobre o que entendeu ou sentiu.

Aulas de redação on-line e engajamento das turmas

A redação é uma das habilidades que mais demandam prática. Constante prática, na verdade. Tem muito peso na nota final do Enem e, com isso, exige excelência na escrita.

Como falamos no decorrer deste post, nas aulas de redação o engajamento de estudantes é muito importante para o desenvolvimento da aula e ajuda na performance de escrita da turma. A falta desse engajamento nas aulas de redação no ensino remoto e híbrido pode ser uma dor para educadores. E nosso intuito neste artigo é te ajudar. Separamos 4 dicas para te apoiar nas aulas de redação on-line. Vamos lá?

  1. Incentive a leitura, inclusive nas aulas de redação on-line
    Conforme falamos no começo do post, a leitura é muito importante para o desenvolvimento de estudantes, além de estimular a criatividade. Grande aliada no processo de escrita.
    Peça aos estudantes para escolherem um poema, uma música ou um texto e ler para a turma. Eles podem trocar textos, músicas e poemas de autoria própria se quiserem. Com isso você pode criar uma sequência didática para a turma.

  2. Seja criativo e estimule a criatividade da turma
    No contexto de aulas on-line é possível usar a criatividade das mais diversas formas. Desde vídeos, jogos virtuais e até escrita colaborativa, através do Google Docs.

  3. Contextualize a turma ao escolher um tema
    Nas aulas de redação on-line, é importante que você interaja com a turma e saiba contextualizar de forma clara. Escolha um tema e explique sobre ele, até mesmo o motivo da sua escolha. A partir disso, eles poderão elaborar uma escrita com mais insumos.

  4. Motive os estudantes a participarem ativamente das aulas
    Abra para momentos de trocas e perguntas, deixe a turma livre para participar. Por exemplo: uma aluna pode fazer uma pergunta para a turma toda – a partir do tema proposto por você – e após a resposta, podem trocar sobre o assunto em questão.  Elogie sempre que possível. Estudantes precisam de motivação.

Tenha acesso a um material completo sobre aulas on-line e ensino híbrido

Pensando em como poderíamos te apoiar cada vez mais, elaboramos um material sobre Aulas Online e Ensino Híbrido, com dicas que vão de aulas colaborativas, jogos, meditação e muitas outras formas relevantes para adaptar nas aulas online. 

Aproveite. E, caso queira mais dicas sobre aulas de redação online, desempenho pedagógico e tecnologia? Fique atento ao nosso blog e às nossas redes sociais, sempre compartilhamos eventos e materiais para te apoiar cada vez mais e potencializar a escrita de estudantes.

No Comments

Post A Comment