Tecnologias Educacionais: Saiba quais os benefícios para a sua escola.

tecnologias educacionais

Tecnologias Educacionais: Saiba quais os benefícios para a sua escola.

Inovação e tecnologia tem feito cada vez mais parte da vida das pessoas, inclusive dos jovens.  E no âmbito educacional não tem sido diferente. Mesmo que existam alguns receios sobre a implementação de tecnologias educacionais em salas de aula, essa inovação tem sido um fato cada vez mais atual e um fator favorável nas rotinas escolares. 

Quando pensamos em inovação e tecnologia, precisamos considerar como é importante que o âmbito escolar se adeque ao mundo dinâmico, conectado,  contemporâneo e ágil de jovens estudantes. E quais benefícios as tecnologias educacionais podem trazer para o ensino-aprendizagem?
Auxiliando educadores e gestores a se conectarem com as novas gerações, os chamados nativos digitais, que desde muito pequenos possuem acesso e domínio aos recursos tecnológicos.

Interessada(o)? Estamos apenas começando. Aqui neste artigo, iremos falar sobre os benefícios das tecnologias educacionais para suas aulas e como você pode usá-las a seu favor em sua escola. Fique conosco!

Por que inserir tecnologias educacionais nas suas aulas?

Importante ressaltarmos que a tecnologia é a linguagem de jovens em diversos contextos, não é mesmo? E no meio educacional não é diferente. Os jovens se sentem mais engajados quando conseguem perceber em sala de aula uma realidade palpável. E, para além disso, as tecnologias educacionais são focadas em potencializar o aprendizado de cada estudante e entregar dados consistentes para educadores e gestores educacionais, a fim de acrescentar agilidade à rotina de ensino-aprendizagem.

Ao  inserir tecnologias educacionais nas rotinas das suas aulas de redação, pode-se ter em troca grandes retornos da agilidade ligada aos dados consistentes e à devolutivas claras, tornando, assim, tecnologias educacionais grandes aliadas no meio educacional.

De acordo com a Pesquisa sobre o uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil – TIC Kids Online Brasil 2019, divulgada em novembro de 2020, pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) e Departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), em 2019, 89% da população entre 9 e 17 anos era usuária de Internet no Brasil, proporção que equivale a cerca de 24 milhões de crianças e adolescentes na faixa etária investigada.
Os números são altos e mostram como a tecnologia está cada vez mais inserida no mundo de jovens estudantes. 

Benefícios das tecnologias educacionais para estudantes

Como falamos no decorrer deste artigo, a maioria dos jovens estudantes estão – literalmente – conectados à tecnologia. Essa, por sua vez, faz cada vez mais parte da rotina desses jovens.

Com isso, tecnologias educacionais podem ser grandes aliadas de estudantes nas rotinas escolares, tornando essas rotinas mais conectadas ao mundo dos jovens. Uma vez que a tecnologia desempenha um papel importante no desenvolvimento e engajamento das turmas e na performance da escrita, potencializando e apoiando estudantes para desenvolverem melhores textos e atingir nota máxima em grandes vestibulares. 

Tecnologias educacionais podem acrescentar maior dinamismo para as aulas, inclusive de redação, enriquecendo o processo de ensino-aprendizagem, possibilitando  o contato com novas linguagens, as trocas de informações entre estudantes e até mesmo a inclusão de crianças e jovens PCD’s (portadoras de necessidades especiais) com auxílio de recursos tecnológicos sonoros, de escrita e visuais.

O uso das tecnologias educacionais podem proporcionar maiores interações entre estudantes e educadores. Uma vez que, os estudantes se sentem mais engajados para fazer uma escrita criativa em uma plataforma ou ferramenta de tecnologia educacional, e isso proporciona ao educador modos de conhecer mais esse estudante, podendo assim, entregar devolutivas muito mais assertivas sobre a escrita.

Com as devolutivas mais assertivas e a possibilidade de devolutivas mais ágeis, estudantes engajam mais e podem sentir mais abertura e ter mais respaldos para dialogar com educadores sobre dúvidas, dificuldades e até dicas e trocas consistentes.

Benefícios das tecnologias educacionais para educadores e gestores

Para educadores e gestores, a tecnologia tem sido um fator imprescindível, ainda mais em um contexto de aulas on-line e ensino híbrido. E, como falamos anteriormente, as tecnologias educacionais beneficiam os educadores entregando dados consistentes, agilidade, orientações claras sobre como potencializar o aprendizado de cada estudante.

Tecnologias educacionais inovadoras acrescentam inteligência de dados ao processo de aprendizagem. Assim, potencializa o papel do educador e trazendo para o gestor a possibilidade de ter uma escola inovadora e com ótimos resultados. Entregam benefícios que vão desde propiciar inovação no meio educacional, diminuição da evasão escolar, até a melhora dos resultados escolares, gerando maior retenção de matrículas.

Tecnologias educacionais devem ser efetivas. E para isso, é necessário que o gestor escolha tecnologias que criam um ambiente de ensino-aprendizagem, onde as aulas se tornam mais atraentes e inovadoras. Com isso os resultados podem ser cada vez mais claros e direcionados.
Um ambiente escolar onde as tecnologias educacionais entregam um grande diferencial, é uma uma inovação motivadora e significativa para a escola. Um exemplo disso é: ter uma tecnologia educacional dotada de inteligência artificial e que oferece dados e informações pedagógicas norteadoras. Assim, essa tecnologia potencializa o desempenho dos alunos e fornece para a escola a possibilidade de divulgar bons resultados.

Percebeu como as tecnologias educacionais podem trazer diversas vantagens e benefícios para a comunidade escolar como um todo? Nosso intuito é sempre apoiar educadores e gestores escolares a entregarem com excelência o melhor ensino-aprendizagem. Diante disso, fizemos um material exclusivo e gratuito com dicas de como escolher as melhores tecnologias para sua escola.